Obra avança mais de 50 metros
Um verdadeiro túnel está sendo construído pelos funcionários da empresa Sul Catarinense em uma das últimas etapas do PAC Macrodrenagem na bacia do Parque das Esculturas. Os trabalhos seguem em bom ritmo e avançam cerca de um metro por dia para garantir que os moradores da localidade não sofram mais com os alagamentos provocados pela chuva.
A travessia não destrutiva, como é tecnicamente denominada, é composta de um túnel de aço galvanizado que substituirá a atual tubulação de concreto que hoje, além de assoreada, não comporta a vazão das águas pluviais. O tamanho total do túnel será de 78 metros de extensão e até o momento já foram percorridos 52 deles. O trabalho de escavação é feito manualmente e, em breve, o túnel ligará o ribeirão às galerias na margem direita da rodovia, que escoarão as águas até o Rio Itajaí Mirim.
Quando as obras de macrodrenagem na localidade forem concluídas, o novo complexo de galerias irá operar em sua capacidade total, dando os mesmos resultados positivos que já foram registrados em outras bacias concluídas - como as regiões do Bateas e Steffen. Nesta última, apesar do volume de água registrado em Brusque com a chuva da última sexta-feira (18), os moradores comemoraram o fim dos históricos alagamentos, possibilitados com a conclusão das obras de macrodrenagem.
Morador da Rua Rodolfo Steffen há mais de 30 anos, Mário Torrezani era um dos que mais vibrava. “Eu já perdi tudo o que tinha dentro de casa e já não tinha mais ânimo de comprar porque sabia o que podia acontecer, agora isso vai mudar. Já dá pra perceber as mudanças que a obra trouxe”, contou emocionado. “Teve ano que entrou água 10 vezes em minha casa. Agora posso perceber que o trabalho foi bem feito, que a água escoa rápido e que apesar da quantidade de chuva o ribeirão encheu, mas deu conta, sem transbordar. Agora eu acredito que não enche mais, e já estou começando a redecorar a casa”, comemora.